Todas as pessoas e empresas que possuem uma marca desejam permanecer com ela. O registro da marca vai garantir a propriedade e o direito de uso, por isso é tão importante.
Os constantes investimentos e gastos despertam o desejo de economizar, inclusive no processo de registro da marca.
Neste cenário é importante lembrar alguns pontos que geram economia na hora de solicitar o registro.
O que custa mais barato: pagar uma única vez pelo que deseja ou várias vezes? Com certeza, pagar uma única vez!
Quando você solicita o registro da marca não é diferente. Gera mais economia pagar para uma solicitação de registro de marca viável, ao invés de ficar tentando diversas vezes.
Um processo de pedido de registro elaborado da forma incorreta será negado pelo INPI e você terá que pagar novamente para uma nova tentativa. Por esse motivo, a solicitação do registro de marca precisa ser realizada da maneira correta.
Para realizar o pedido de registro de marca da forma certa é necessário fazer uma análise prévia que inclui:
• O estudo da marca para determinar a classificação.
• A busca de viabilidade
Somente com essa análise concluída é possível determinar o melhor caminho para solicitar o registro da marca.
Contratar uma empresa especialista no registro de marcas proporciona assertividade à solicitação e economia.
O processo de registro de marca parece simples e intuitivo, porém, existem cuidados que devem ser tomados para a solicitação.
Um detalhe que costuma causar problemas e dor de cabeça é a classificação da marca. O INPI determina 45 classes de marcas, sendo 34 destinadas para produtos e 11 para serviços. Realizar o enquadramento correto é fundamental.
A classificação inadequada também pode deixar a marca desprotegida no segmento de atuação.
Uma empresa especializada em registros de marcas vai realizar a busca de viabilidade e apresentar um parecer sobre o processo de registro.
Os especialistas também irão seguir todo o protocolo do INPI para realizar a classificação correta e solicitar o registro da marca.
Quando a solicitação de registro estiver formalizada no INPI, a empresa vai estar atenta ao andamento do processo para acompanhar as solicitações de documentos complementares, sempre que houver.
A condução do processo da forma correta faz economizar tempo e dinheiro com processos inapropriados, impetrações de recursos e novas tentativas de registro da marca.
Existem muitas empresas e profissionais liberais que realizam o serviço de registro de marca, mas nem todos oferecem o acompanhamento do processo. Nessas circunstâncias, a perda de prazos leva ao indeferimento e pode resultar em mais gastos para apresentar recursos.
A preferência para o registro de uma marca é dada pela ordem de solicitação. Quem solicita primeiro tem prioridade. Outra situação que pode ocorrer é a demora para entrar com o pedido de registro, deixando a marca desprotegida por mais tempo e exposta para o registro por terceiros.
Todos esses detalhes são muito importantes e precisam ser considerados na hora de escolher uma empresa para conduzir o registro da sua marca.
Pesquisar sobre as empresas especializadas no registro de marcas é fundamental. Além disso, você pode executar algumas ações antes de escolher a empresa, como:
Fazer a comparação entre empresas considerando apenas o valor pode levar você a cair em uma “pegadinha”. Algumas empresas informam somente os custos de partes do projeto, durante o andamento do processo vão surgindo novas etapas e mais valores e taxas.
Outra dica é solicitar por e-mail a descrição de todas as etapas e detalhamento do escopo do serviço oferecido. Todos esses pontos irão ajudar você a escolher uma empresa séria e comprometida a cuidar da sua marca.
Quer conhecer todas as etapas e fazer uma cotação para o registro de uma marca?
Então, fale com a nossa equipe e conheça detalhadamente como funciona o nosso processo para o registro de marca no INPI.
Aproveite para conferir:
– Como é realizado o processo de registro de marca?
– Como é feita a cotação para o registro de marca?
voltar