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Cotação para o registro de marca

calculadora , caneta e o símbolo de marca registrada para ilustrar conteúdo sobre cotação para o registro de marca

 

Para saber qual a cotação para o registro de uma marca é necessário entender sobre a classificação da marca e a delimitação do segmento que a empresa pretende atuar.

Quando a marca estiver devidamente classificada quanto ao tipo de marca e ao ramo de atividade é possível fazer cotação para o registro da marca.

 

Como funciona o registro de marcas?

 

A marca é o nome escolhido para que o público identifique uma empresa, produto ou serviço. Fazer o registro da marca é a forma jurídica de proteger esse nome de cópias e utilização indevida.

A marca é considerada um dos patrimônios mais importantes e pode proporcionar lucros de forma direta e indireta, por isso, deve ser cuidada e preservada.

O registro da marca oferece a proteção conforme a delimitação estabelecida no momento da solicitação de registro.

Marca nominativa

A marca nominativa se refere a apenas o nome. Pode ser formada por uma palavra ou várias. Também pode ser apenas números ou ainda palavras e números.

A apresentação da marca nominativa deve ser escrita por extenso. Não pode ser com letras estilizadas ou uma arte fantasiosa, porque o registro contempla somente o nome da marca.

Efetuar o registro da marca nominativa atribui mais segurança porque independentemente das alterações estéticas do logo, a marca estará protegida ao longo do tempo.

Marca figurativa

A proteção do registro de marca figurativa contempla somente a imagem da marca, sem nenhum nome incluso.
A marca figurativa pode ser formada por um desenho, uma imagem ou uma figura. Um exemplo de marca figurativa é a “maçã”, símbolo da Apple.

Marca mista

A marca mista é a união da marca nominativa com a marca figurativa. A marca mista é composta por imagem e palavra. Também pode ser uma palavra com letras estilizadas.

Embora o registro de marca nominativa seja o mais comum, muitas empresas optam por registrar a marca mista para proteger, com apenas um registro, a imagem e o nome da marca.

Marca tridimensional

A marca tridimensional contempla a forma plástica de um objeto.

Para solicitar o registro de marca tridimensional, o formato do objeto precisa ser capaz de gerar a identificação do serviço ou produto. Também precisa ser diferente que outros do mesmo ramo.

A marca tridimensional é uma estratégia comercial utilizada por muitas empresas. Um exemplo de marca tridimensional popular no mundo é a garrafa da Coca-Cola, que foi reconhecida com marca registrada em 1961.

 

Como é feita a cotação para registro de marca?

 

A instituição responsável pelo registro de marcas no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Durante o processo de registro de marca o INPI faz a recolha de duas taxas:

  • taxa para oficializar o pedido de registro;
  • taxa referente aos primeiros dez anos de vigência de registro da marca e à expedição de certificado de registro.

As taxas do INPI são pagas por meio da Guia de Recolhimento da União, gerada no sistema. Além dessas taxas, também serão cobrados os honorários da empresa que realizar o processo de registro da marca para você.

No que se refere às taxas recolhidas, o INPI concede desconto para alguns tipos de empresas e para pessoas físicas. A redução do valor pode chegar a 60% em algumas situações para as seguintes classificações:

  • Pessoas físicas;
  • MEI – Microempreendedor Individual;
  •  ME – Microempresas;
  • EPP – Empresas de Pequeno Porte;
  • Cooperativas;
  • Instituições de ensino e pesquisa;
  • Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos quando se referirem a atos próprios.

A classificação da marca influencia na cotação?

 

A cotação para registrar uma marca só pode ser elaborada após análise prévia e classificação da marca.
Por mais que pareça fácil, determinar o enquadramento da marca na classificação correta pode proporcionar alguns desafios.

O INPI possui 45 classes de marcas, sendo 34 destinadas para produtos e 11 para serviços. Para determinar a classe é preciso entender em qual segmento a marca pretende atuar.

A falta de conhecimento das segmentações pode levar a uma interpretação equivocada e a solicitação de registro da marca em uma classe errada. Nesse caso, a marca pode ser protegida para outra atividade que não está alinhada com o negócio.

O problema de registrar em uma classe inapropriada é que a marca continuará desprotegida e à disposição para ser utilizada por outra empresa. Será necessário ingressar com um novo pedido para efetivamente proteger na classe correta, gerando mais gastos.

A cotação para o registro da marca é feita após classificação porque o enquadramento da marca nas classes que ela precisa estar protegida (uma ou mais classes) vai determinar o valor das taxas a serem pagas ao INPI.

Como identificar se a marca está com a classificação correta?

Quando você contrata uma empresa especializada no registro de marcas, junto com o orçamento será informado quantas classes é necessário registrar para proteger corretamente.

Após a contratação do serviço é possível discutir o escopo do pedido de registro de marca com o especialista responsável pelo processo.

Com todas as informações em mãos e com a ajuda de um especialista, você poderá avaliar com segurança se a classificação da sua marca está correta.

Ficou com alguma dúvida sobre a cotação para o registro de marca?
Então, entre em contato com a nossa equipe para esclarecer.

 

 

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