A Criativa - Registro de marcas e patentes
menu

Registro de marca

“Eu já conhecia toda a equipe da Criativa, a qualidade do trabalho e o know how. Assim, tomamos a decisão de contratar a empresa baseada no conhecimento que eles têm. Além de oferecerem um valor justo no mercado em que atuam. Nem fizemos outras considerações. Recorremos diretamente a eles.”
Pamela Kaseker Farmacêutica responsável e gerente de PD&I e Garantia da Qualidade da Nunesfarma.

Quero registrar a minha
marca!

SOLICITAR ORIENTAÇÃO

Fazer o registro de marca é a forma mais adequada de proteger a identidade da sua empresa. O registro de marca consiste em adquirir um certificado, que garante o direito de propriedade e uso exclusivo de uma determinada marca em todo o território nacional.

O registro de marca pode proteger o nome, os sinais distintivos das letras, números, figuras e tudo que faz parte da composição da marca, por isso, é uma etapa extremamente importante que a sua empresa precisa cumprir.

Para solicitar o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é necessário definir o segmento mercadológico da sua empresa e a abrangência de proteção da marca, para então enquadrar o processo nas seguintes classificações:

  • Registro de marca nominativa: somente o nome
  • Registro de marca figurativa: somente a figura
  • Registro de marca mista ou logotipo: nome com letra estilizada com ou sem figura

O que você precisa agora?


Registrar uma marca!
FALE COM UM ESPECIALISTA

Registrar um logotipo!
FALE COM UM ESPECIALISTA
Atualizar o registro
de uma marca!
FALE COM UM ESPECIALISTA

Por que o registro da marca deve ser prioritário?

A marca concentra todos os resultados da empresa. Os investimentos em marketing, o crescimento das vendas, a avaliação dos produtos ou serviços e a confiança dos clientes são atribuídos ao nome da empresa, ou seja, a sua marca.

O risco de investir em uma marca que você não tem certeza se pode ser sua é muito grande, por isso, o registro da marca deve ser prioritário.

Benefícios conquistados com o registro da marca

  • A propriedade sobre a marca.
  • A proteção contra cópias.
  • O direito de uso exclusivo no seu segmento mercadológico.
  • A credibilidade e seriedade que uma marca registrada transmite.
  • A possibilidade de licenciar, transferir ou vender o direito de uso da marca.
  • A habilitação para criar franquias.

Vantagens de contar com A Criativa

A essência de qualquer projeto bem-sucedido é a informação sobre todas as etapas. A Criativa trata o processo de registro dessa forma, afinal, as empresas não podem ser surpreendidas com novas taxas e novos valores durante o processo. Por isso, nós atuamos com:
Transparência total sobre o
processo
Clareza ao informar os valores investidos em cada etapa
Orientação sobre o enquadramento
correto
Um ponto muito importante para todas as empresas é a qualidade. Seja na forma de se relacionar com os clientes ou nos produtos e serviços oferecidos, a qualidade é indispensável. Aqui não é diferente! Para atender os padrões e conquistar ótimos resultados nossa essência é fortalecida com:
Equipe multidisciplinar
Profissionais certificados
Aperfeiçoamento constante
O conhecimento é fundamental para qualquer setor. A cada dia, bons profissionais acumulam novos aprendizados que funcionam como uma escalada para outro nível. O conhecimento adquirido pela nossa equipe se reflete em profissionais mais preparados e em processos mais eficientes, que permitem oferecer:
Registros no Brasil e no exterior
Excelentes resultados
Suporte e consultoria especializados

Opinião


O que falam os nossos clientes...

"Eu já conhecia toda a equipe da Criativa, a qualidade do trabalho e o know how. Assim, tomamos a decisão de contratar a empresa baseada no conhecimento que eles têm. Além de oferecerem um valor justo no mercado em que atuam. Nem fizemos outras considerações. Recorremos diretamente a eles."


Pamela Kaseker

Farmacêutica responsável e gerente de PD&I e Garantia da Qualidade da Nunesfarma.

"Já sabíamos do trabalho excepcional que a Andrezza desempenhava na Criativa e confiávamos nela, então decidimos confiar o registro de nossas marcas a eles. Marca é como um filho. Primeiramente, você sonha. Depois, você vê aquilo brotando do papel. E, depois, você põe no colo e vai à luta. A marca é a identidade, a personalidade empresarial. E se torna a nossa cara depois que é incorporada. Estamos indo muito bem e somos apaixonados pelo que fazemos. Devemos muito dessa confiança que nós conquistamos à Criativa. Foi um trabalho excelente desenvolvido por profissionais ágeis. Nós entregamos o nosso sonho no colo deles, eles cuidaram muito bem e agora nós vemos este sonho ser concretizado."


Laiana Rodovalho

Proprietária do Mr. STK, empresa do setor alimentício de Uberaba (MG).

Sua marca está disponível?

 

Por mais que pareça estranho, ter uma empresa com o nome fantasia vinculado ao seu CNPJ não garante que a marca seja sua.

 

Imagina uma empresa com mais de 15 anos de atuação, sendo notificada judicialmente e obrigada a trocar de nome, porque a sua marca já está sendo usada e foi registrada em outro ponto do país.

 

Mudar o nome da empresa pode causar complicações como:

 

  • A impossibilidade dos clientes localizarem a sua empresa nos aplicativos de pedidos on-line.
  • O estranhamento e desconfiança dos clientes por não reconhecerem a identidade da empresa.
  • A dificuldade de localização do endereço da empresa nos aplicativos de mapa.

 

Evite correr esse risco.

Adquira os direitos da sua marca!

Registre a sua MARCA!

Faça a consulta de viabilidade GRÁTIS!








    Quem pode registrar uma marca no INPI?

    O processo de registro pode ser conduzido pela pessoa que deseja obter a marca ou por uma empresa especializada no registro de marcas no INPI.

    Qualquer pessoa ou empresa pode ser dona de uma marca por meio do registro, mesmo que não utilize a marca ou que ela seja utilizada por outra pessoa ou empresa.

    Para o INPI efetuar o registro da marca é necessário vincular a um CPF ou a um CNPJ, que passa a ser o proprietário e ter todos os direitos concedidos pelo registro.

    Quanto custa para registrar uma marca?

    O valor investido para obter o registro de uma marca consiste nas taxas do INPI e nos honorários da empresa que realiza o processo.

    O registro de marca é composto por duas etapas (depósito e aprovação) e os pagamentos ocorrem em cada uma delas. O primeiro pagamento é feito no ato de pedido do registro da marca. O segundo pagamento é realizado depois que o registro da marca for aprovado. Os valores das taxas do INPI variam de acordo com o enquadramento de porte da empresa.

    A Criativa oferece atendimento personalizado e total transparência sobre os valores cobrados na etapa de depósito e na etapa de aprovação da marca. Entre em contato com a nossa equipe para fazer uma cotação!

     

    Quero saber quanto custa o registro de marca

    Etapas para o registro da marca

    O registro de uma marca é feito em duas etapas: depósito e aprovação. Para oferecer os melhores resultados criamos uma metodologia que proporcionam a proteção completa para a sua marca.

    Para conquistar a excelência no registro de marcas, A Criativa organizou cada etapa em fases. Dessa forma, otimiza os processos e minimiza os riscos.

    Etapa de depósito

    A primeira etapa consiste na etapa de depósito, ou seja, quando é feita a solicitação do registro da marca. Esse período é muito importante, caso ocorra algum erro de classificação ou de análise de viabilidade, o registro pode ser negado.

    Busca de viabilidade

    Antes de iniciar o processo de registro de marca é necessário fazer a busca de viabilidade. Nessa fase é realizada a verificação para garantir que a marca ainda não foi registrada por terceiros.

    Parecer técnico da busca

    Quando a busca de viabilidade estiver concluída A Criativa emite um parecer técnico informando se é possível solicitar o registro. O documento também orienta sobre a melhor forma de pedir o registro da marca.

    Análise documental completa

    Antes de iniciar o processo é realizada a análise da documentação para definir o enquadramento da empresa. Também ocorre a orientação sobre os documentos necessários para efetuar o pedido de registro de marca.

    Classificação da marca

    A classificação da marca é feita conforme os padrões internacionais, referente ao tipo de produto ou serviço presente no objeto social da empresa.

    Essa fase exige conhecimento e atenção porque caso ocorra um erro de classificação, o depositante terá que prestar esclarecimento ao INPI.

    Envio da taxa do INPI

    Quando toda a documentação e enquadramento estão corretamente definidos é feito o encaminhamento do processo e a taxa do INPI é gerada para que o cliente possa efetuar o pagamento.

    Depósito do pedido

    Após o pagamento da taxa do INPI o depósito do pedido de registro da marca é efetuado.

    Acompanhamento do processo

    A solicitação do registro de uma marca pode gerar a interpretação de conflito com outras marcas que irão questionar o seu pedido de registro, por isso, o acompanhamento da solicitação é fundamental.

    A nossa equipe acompanha a movimentação diariamente e responde de forma ágil a qualquer questionamento de terceiro.

    O acompanhamento é fundamental para que os prazos não sejam perdidos e o processo não fracasse.

    Etapa de aprovação

    A segunda etapa concretiza todo o trabalho desenvolvido na primeira etapa com a aprovação e efetivação do registro.

    Orientação sobre o deferimento

    A nossa equipe orienta sobre o procedimento que deve ser cumprido no momento em que a marca é aprovada para que o registro seja efetivado.

    Notificação da concessão da marca

    Essa fase consiste em informar sobre a aprovação da solicitação de registro. Nesse período as taxas do INPI, referente ao primeiro decênio, são geradas e o pagamento precisa ser efetuado dentro do prazo, para que o registro da marca seja concluído.

    Envio do certificado

    Após o registro da marca é gerado o certificado de registro com as informações sobre o período de vigência. A nossa equipe cuida da retirada do certificado e realiza o encaminhamento do documento até a sua empresa.

    Acompanhamento

    Nós cuidamos das marcas dos nossos clientes durante toda a sua existência. Quando a marca é registrada passamos para a fase de acompanhamento semanal com vigilância do seu processo e do processo de terceiros. Por 10 anos a nossa equipe estará assistindo à movimentação e sempre que houver um questionamento sobre a marca ou uma tentativa de registro de marca muito semelhante, os nossos clientes são informados.

    Qual a validade do registro de marca?

    Após o término da segunda etapa a marca fica protegida por 10 anos. No encerramento desse período é necessário renovar o registro.

    Inicie o processo de registro da sua marca agora!

    Converse com um especialista e solicite um orçamento.


    Case registro de marca

    A nossa trajetória é cheia de conquistas e significado, assim como a história das marcas dos nossos clientes. São mais de 6 mil marcas que receberam nosso cuidado nesses 30 anos de atuação, dentre elas, estamos destacando alguns cases aqui!

    MR STK empresa que solicitou o registro de marca com a ajuda da Criativa

    Mr. STK

    A empresa do setor alimentício Mr. Muu fez muito sucesso no início das suas operações, porém, quando nos procurou para efetuar o registro da marca, identificamos o conflito com a marca Mr. Moo, registrada pela dupla Fernando e Sorocaba em São José dos Campos (SP). Então, nossa equipe orientou a mudança.

    Os proprietários estudaram a alteração e decidiram tornar a marca Mr.STK sua nova identidade. Nossos especialistas entraram com o processo e obtivemos o registro.

    A Mr. STK conquistou o seu espaço e a cada dia conquista mais fãs.

    fachada na Nunesfarma empresa que solicitou registro de marca com marca com a ajuda da Criativa

    Nunesfarma

    Com atuação voltada para a inovação e tecnologia, a Nunesfarma figura no hall de companhias contempladas pela Lei do Bem, lei federal que concede benefícios fiscais a empresas com atividades comprovadamente inovadoras e aprovadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

    A nossa equipe cuidou do registro das marcas da Nunesfarma e faz todo o acompanhamento e proteção contra terceiros.

    imagem da embalagem de alfarroba em barra da Carob House

    Chocolate alternativo de alfarroba

    Nesse projeto, o nosso departamento de marcas cuidou do registro da marca Carob House e os nossos especialistas em patentes atuaram no aperfeiçoamento da formulação do produto para viabilizar as diversas formas de apresentação (tabletes, barra, bombons na forma sólida) e na obtenção da patente.

    Nossa equipe depositou 12 patentes no Brasil. No exterior foram estendidas 3 patentes para a comunidade Européia, Japão, China, Israel, África do Sul, Estados Unidos, Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia.

    Atualmente o chocolate alternativo de alfarroba da Carob House ocupa espaço nas prateleiras e na vida de milhares de pessoas em vários países