• Empresa
  • Clientes
  • Contato
A Criativa - Registro de marcas e patentes
  • Empresa
  • Clientes
  • Contato
A Criativa - Registro de marcas e patentes
menu

Quais as consequências da busca de viabilidade mal feita no processo de registro de marcas e patentes?

imagem ilustrativa de um homem em pé, sobre livros, com a mão na testa tentando avistar algo

Ouça esse conteúdo!

A CRIATIVA · Quais as consequências da busca de viabilidade mal feita ou não feita no processo de registro?

 

Os processos que envolvem os registros de marcas e patentes podem parecer simples, mas existem pormenores que, se não tratados da forma correta, podem acarretar em grandes problemas.

Um exemplo é a busca de viabilidade. Por meio dessa ação, é possível verificar se determinada marca ou patente já foi registrada junto ao INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Ao realizar essa busca de viabilidade de forma correta, também é possível descobrir se já existem outros players daquela marca ou patente. Isso pode poupar tempo e dores de cabeça, evitando investimentos e divulgações de algo que, no fim das contas, pode ter seus direitos ligados a terceiros.

A busca de viabilidade pode ser realizada online pelo site do INPI, mas, para que o processo seja conduzido com a devida atenção e profissionalismo, uma empresa especializada no registro de marcas e patentes se faz necessária. Assistente comercial da Criativa, empresa com mais de 29 anos de experiência no segmento, Renata Mendes fala sobre algumas consequências que uma busca precária pode acarretar:

“Uma busca de viabilidade mal feita, ou feita sem os critérios que, conforme nossa experiência são aceitos pelo INPI, acarreta em diversos prejuízos para o cliente.

No caso de registro de marcas, Isso porque ele só saberá se aquela tentativa deu ou não certo seis meses após o deposito, e, caso marca seja negada, ele deverá começar tudo novamente, perdendo seu design de logo, que terá que ser refeito, assim como ações de propaganda e marketing que já tenham tido investimento, contas em redes sociais e materiais impressos.

No caso de produtos, esse prejuízo poderá incorporar ainda a troca de rótulos e etiquetas, assim como de qualquer material promocional que o cliente já tenha feito. E o pior: ele ou ela terá que acostumar novamente seus clientes com a nova marca, tendo que começar tudo do zero.”

Como vimos, uma busca de viabilidade de marca ou patente feita por profissionais qualificados pode fazer toda a diferença. Se você quer saber mais sobre como realizar esses registros, fale com quem entende do assunto. Entre em contato com A Criativa e marque uma conversa sem compromissos.

voltar

Fale conosco

Veja também:

  • Como proteger um software da pirataria?
  • Qual a diferença entre marca tridimensional e desenho industrial?
  • Registro de patentes: como é feita a classificação de patentes?
  • Como fazer o registro da marca economizando dinheiro e tempo?
  • Cotação para o registro de marca
  • Quais as consequências da busca de viabilidade mal feita no processo de registro de marcas e patentes?
  • Direitos autorais e a isenção de pagamento para órgãos públicos
  • Nunesfarma comenta o processo de registro de marcas com A Criativa
  • Mr. STK recomenda registro de marcas com A Criativa
  • Consulta Pública da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual é prorrogada até 13/09
  • Registro de patente da Apple vira notícia e comprova a importância da ação

A Criativa marcas e patentes


atendimento@acriativa.com.br

+55 41 3528-2886

+55 (41) 99839-0018

Rua Almirante Tamandaré, 925

Bairro Alto da XV,

Curitiba, Paraná - Brasil

CEP 80.045-170

Conheça a nossa Politica de Privacidade. Todos os direitos reservados A Criativa Marcas e Patentes
A Criativa - Registro de marcas e patentes