Evite fraudes no registro de marcas e patentes

Evite fraudes no registro de marcas e patentes

Em um de nossos últimos posts, falamos sobre como pessoas mal intencionadas buscam aplicar fraudes no registro de marcas e patentes oferecendo serviços pouco ou nada confiáveis.

Retomando o tema, que é um pouco desagradável mas que, para nossa segurança, precisa ser abordado, hoje vamos mostrar outras práticas que ocorrem e que podem ser evitadas quando o interessado busca uma empresa séria e profissional, como a Criativa, por exemplo.

Aqui, listamos algumas dicas para você reconhecer uma possível situação fraudulenta no registro de marcas, evitando assim dores de cabeça que podem trazer problemas ainda maiores no futuro:

  • Boletos falsos

A prática já motivou até mesmo uma operação especial em conjunta entre a Polícia Federal e o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Os estelionatários conseguiam dados de empresas que estavam realizando o registro de suas marcas e emitiam boletos falsos, recolhendo valores indevidos.

Todas as informações sobre pagamentos ou envio de documentos estão no site do INPI. Por isso, cheque bem todos os emails e correspondências físicas que receber, e busque o auxílio de especialistas para evitar cair nas armadilhas criminosas que existem por aí.

  • Falsa preferência

Outro golpe usado para obter vantagens no registro de marcas e patentes é a falsa preferência. Em suma, os golpistas contatam marcas ainda não registradas e informam, de maneira mentirosa, que outra empresa está tentando realizar o registro daquela marca, mas que, por ser mais antiga, a empresa em questão teria a preferência. Para exercê-la, seria preciso pagar uma quantia a eles.

Isso não existe. Os registros são feitos por ordem de solicitação junto ao INPI, contanto que cumpram as normas do órgão. Fale com A Criativa para que seu processo possa ser preparado, realziado e acompanhado dentro da legislação, aplicando para o registro de sua marca ou patente sem falsas promessas e mentiras.

  • Publicação

Mais uma fraude existente no meio é quando estelionatários entram em contato com uma empresa que teve seu registro publicado pelo INPI e passam a solicitar cobranças inexistentes se passando por agentes do órgão.

Sempre desconfie quando alguém se identificar como representante do INPI e de qualquer outra entidade oficial. Não faça pagamentos sem consultar minuciosamente tudo o que diz respeito ao seu processo oficial e, para garantir sua segurança, consulte especialistas.

Desconfie de ofertas muito vantajosas e procure quem entende do assunto

Além destes, existem diversos outros golpes criados por pessoas de má índole que usam o mercado de marcas e patentes para tirar dinheiro de empresas sérias.

Seja sempre desconfiado, pesquise detalhes sobre o funcionamento dos registros em território nacional e fale com A Criativa para saber mais sobre como podemos ajudá-lo(a) a evitar situações indesejadas e estressantes.

Sem comentários

Postar um comentário