Quais as consequências da busca de viabilidade mal feita ou não feita no processo de registro?

Quais as consequências da busca de viabilidade mal feita ou não feita no processo de registro?

Os processos que envolvem os registros de marcas e patentes podem parecer simples, mas existem pormenores que, se não tratados da forma correta, podem acarretar em grandes problemas.

Um exemplo é a busca de viabilidade. Por meio dessa ação, é possível verificar se determinada marca ou patente já foi registrada junto ao INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Ao realizar essa busca de forma correta, também é possível descobrir se já existem outros pleiantes (vc quer dizer players??) daquela marca ou patente. Isso pode poupar tempo e dores de cabeça, evitando investimentos e divulgações de algo que, no fim das contas, pode ter seus direitos ligados a terceiros.

A busca pode ser realizada online pelo site do INPI, mas, para que o processo seja conduzido com a devida atenção e profissionalismo, uma empresa especializada no registro de marcas e patentes se faz necessária. Assistente comercial da Criativa, empresa com mais de 29 anos de experiência no segmento, Renata Mendes fala sobre algumas consequências que uma busca precária pode acarretar:

“Uma busca mal feita, ou feita sem os critérios que, conforme nossa experiência são aceitos pelo INPI, acarreta em diversos prejuízos para o cliente.

No caso de registro de marcas, Isso porque ele só saberá se aquela tentativa deu ou não certo seis meses após o deposito, e, caso marca seja negada, ele deverá começar tudo novamente, perdendo seu design de logo, que terá que ser refeito, assim como ações de propaganda e marketing que já tenham tido investimento, contas em redes sociais e materiais impressos.

No caso de produtos, esse prejuízo poderá incorporar ainda a troca de rótulos e etiquetas, assim como de qualquer material promocional que o cliente já tenha feito. E o pior: ele ou ela terá que acostumar novamente seus clientes com a nova marca, tendo que começar tudo do zero.”

Como vimos, uma busca de viabilidade de marca ou patente feita por profissionais qualificados pode fazer toda a diferença. Se você quer saber mais sobre como realizar esses registros, fale com quem entende do assunto. Entre em contato com A Criativa e marque uma conversa sem compromissos.

Sem comentários

Postar um comentário