Fraudes no registro de marcas e patentes

Fraudes no registro de marcas e patentes

Fraudes no registro de marcas e patentes e crimes de propriedade intelectual são mais frequentes do que se pode imaginar. Em média, um processo de registro de marcas e patentes pode levar até 6 meses e 10 anos, respectivamente.

Mas há oportunistas que se aproveitam destes prazos e prometem o serviço de registro sem considerar a pesquisa apurada e os trâmites necessários para garantir a exclusividade.

Como o tempo médio para aprovar registros de marcas e patentes é longo, quando comparado a outros procedimentos de propriedade intelectual, o cliente aguarda e acredita. No entanto, nestes casos a aprovação – na maioria das vezes – é indeferida e há a venda de recursos administrativos obsoletos contra o indeferimento, pois já existem terceiros detentores do direito sobre a marca e a patente.

Evite golpes

Há algumas medidas que você pode tomar para se precaver de fraudes no registro de marcas e patentes. A primeira delas é saber que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), responsável pela concessão de registro de marcas e patentes no Brasil, não tem representantes autorizados a fazer contatos ou solicitar qualquer tipo de cobrança. Portanto, se você for abordado com esse discurso, desconfie e encerre imediatamente o diálogo.

Outra dica para contratar o serviço de um escritório de propriedade intelectual é buscar informações sobre a empresa e os clientes atendidos por ela em canais oficiais (site, sede, telefone). Você também pode acessar sites de defesa aos direitos do consumidor, como o Reclame Aqui, e checar a reputação do escritório que pretende contratar por meio das avaliações feitas pelos próprios clientes.

Além de não ter uma reclamação sequer nestes portais, A Criativa garante a exclusividade no uso de marcas e patentes há 29 anos e acredita que informar a todos as precauções necessárias para evitar golpes é uma atitude de reponsabilidade social, uma vez que prima pela transparência e ética neste segmento.

Sem comentários

Postar um comentário