Criatividade em 3D: projeto de máscara contra coronavírus é compartilhado na internet

Criatividade em 3D: projeto de máscara contra coronavírus é compartilhado na internet

O protetor facial criado a partir do design compartilhado internacionalmente

Uma boa ideia pode se transformar em aliada na crise de saúde pública provocada pelo coronavírus (Covid-19) em todo o mundo. Na República Tcheca, a startup Prusa Research, especializada em soluções criativas e inovadoras para impressão em 3D, desenvolveu o design de um protetor facial para prevenir a disseminação global da doença, e compartilhou gratuitamente o projeto para que qualquer pessoa com uma impressora 3D consiga produzir as máscaras e utilizá-las.

O Prusa Protective Face Shield, como foi batizado pelo criador Josef Prusa, consiste numa placa de polímero termoplástico PET com um arco para encaixar na cabeça. O modelo da startup tcheca tem sido replicado por milhares de laboratórios de impressão na Europa, Ásia, Estados Unidos e, inclusive, no Brasil para fazer protetores faciais e distribuí-los aos agentes de saúde e assistentes sociais durante o combate ao Covid-19.

O inventor do projeto do protetor facial contra o coronavírus, Josef Prusa

A criação foi autorizada para uso aberto e público, de acordo com a Creative Commons (4.0 Licença Internacional), desde que não tenha finalidade comercial e não seja compartilhada sem a devida atribuição de crédito. Transformações, ajustes e adaptações podem ser realizadas ao projeto original, se os termos citados forem respeitados.

Desde o dia 18 de março, quando o projeto foi compartilhado pela Prusa Research em seu site, diversas atualizações foram acrescentadas a fim de tornar a produção mais econômica e rápida, e até o Ministério da Saúde da República Tcheca adotou o protetor facial para hospitais, clínicas e laboratórios da capital do país, Praga.

O equipamento de proteção individual não deve ser utilizado sem a máscara por baixo, pois é aberto dos lados. Ele é um complemento que, além de proteger o nariz e a boca, protege também os olhos da contaminação direta e frontal pelo coronavírus.

Projeto de impressão em 3D do Prusa Protective Face Shield

Este gesto solidário do inventor Josef Prusa demonstra que a tecnologia e a criatividade além de gerarem renda, investimentos e empregos podem também ajudar a salvar vidas, desde que esteja acessível à comunidade.

Sem comentários

Postar um comentário